Curiosidades
Fazenda de Água
Jaú tem, provavelmente, a única fazenda produtora de água do Brasil. Trata-se da
Fazenda borralho, de mais ou menos 70 alqueires, no município de Mineiros do tiête,
comprada pela Prefeitura de Jaú, em 1911, na gestão do Coronel José Veríssimo Romão.
Situada a uma altura de 700 metros em sua nascente, a água da fazenda Borralho é
canalizada para Jaú, que está a 510 metros, por declive, através de 27 Km de tubos de
aço de 6 polegadas comprados na Alemanha. Nunca houve até hoje um vasamento sequer neste
sistema.
A água da fazenda Borralho abastece uma caixa de 1.000.000 de litros na Av. Zezinho
Magalhães, na Vila Sampaio.
Cano Torto
Construído
no século passado para dar de beber às tropas e aos tropeiros que vinham do
sertão, o cano torto despejava água num bebedouro em forma de concha, próximo ao rio
Jaú, hoje rua Tenete Lopes. Diz a lenda que os tropeiros que bebiam daquela água,
voltavam para o povoado, para ficar. "Quem bebe água do 'canão' um dia volta",
diziam os moradores. Moças solteiras a procura
de marido, usando a astúcia feminina, aproveitavam-se da lenda, guardavam em casa uma
garrafa com água do "canão"e serviam aos namorados forateiros. Mais tarde
serviu para o banho de formatura dos alunos da Academia e dos atiradores do tiro de
Guerra.
Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio
Desde de 1852 já se tinha notícia da construção de uma capela no local onde
hoje se ergue a Matriz do Patrocínio. A atual Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio,
projeto do Engenheiro João Lorenço Madein, teve sua pedra fundamental lançada em 24 de
novembro de 1895. Estilo rigorosamente gótico, realçam-se as colunas dóricas e os
louvores bizantinos.
Sua inauguraçõ deu-se em 09 de julho de 1901.
Estrada de Ferro
de Jaú
Até 1934 Jaú era apenas um ramal e fim de linha da Paulista e ainda em bitola estreita.
Foi em 1934 que o então prefeito Antonio Sampaio Ferraz ( Totó Sampaio ), fez um
empréstimo de 2000 contos de réis para que a Paulista mudasse o traçado da estrada, em
bitola larga, viabilizando a ligação com Bauru.
Obra de grande alcance econômico e político, transformou Jaú de ramal e fim de linha em
importante entroncamento ferroviário, o que gerou enorme progresso para a cidade e
região.
Hoje a FEPASA mantém vários horários de ida e volta para São Paulo, além das demais
regiões do interior paulista. |